vitalves.com

Textos e contextos!
Versão Feminina

Frases de Fernando Pessoa

"Haja ou não deuses, deles somos servos."

"Tudo é ousado para quem a nada se atreve."

"A renúncia é a libertação. Não querer é poder."

"O dinheiro compra um mausoléu, mas não um lugar no céu."

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."

"Não há normas. Todos os homens são exceção a uma regra que não existe."

"Não sou do tamanho da minha altura, mas da estatura daquilo que posso ver."

"Sábio é quem se contenta com o espetáculo do mundo."

"Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos - um poço fitando o céu."

"Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a razão, seja quem for o seu procurador."

"Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade."

"De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos."

"Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta..."

"Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade."

"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, Não há nada mais simples. Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus."

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

"O perfeito não se manifesta. O santo chora, e é humano. Deus está calado. Por isso podemos amar o santo mas não podemos amar a Deus."

"Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também."

"Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou quando menos, os seus companheiros de espírito?"

"O êxito está em ter êxito e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio senão o fizerem ali?"

"A diferença entre Deus e nós deve ser não de atributos, mas da própria essência do ser. Ora tudo é o que é. Portanto Deus é não só o que é mas também o que não é. Confunde-nos de Si com isso."

"A beleza de um corpo nu só a sentem as raças vestidas. O pudor vale sobretudo para a sensibilidade como o obstáculo para a energia."

"Do indivíduo temos que partir, ainda que seja para o abandonar."

"Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada."

"Minha pátria é a língua portuguesa."

"Não haver deuses é um deus também."

Mais lidos